Ex-Presidente Tricolor, Salvado, acusado de peculato

08-02-2011 17:50

 

Ex-presidente do Estrela da Amadora acusado de peculato e falsificação de documento

 

10h43m

José Maria Salvado, presidente do Estrela da Amadora entre 1996 e 2002, foi acusado da alegada apropriação indevida de 1,7 milhões de euros do clube e de crime de falsificação de documento.

De acordo com a acusação da 9.ª Secção do DIAP (Departamento de Investigação e Ação Penal) de Lisboa, a que a Agência Lusa teve acesso, José Maria Salvado tinha uma conta-corrente, na qual foram creditados montantes por "supostos empréstimos seus ao clube" para contratação de jogadores.

O DIAP concluiu que, no último dia de Dezembro de 2002, "deveria estar inscrito na referida conta-corrente não um saldo de 1.257.539 euros a favor do arguido, mas sim um saldo de, pelo menos, 1.794.308,68 a favor do Estrela".

"O arguido sabia que obtinha um ganho patrimonial ilegítimo total de, pelo menos, 1.794.308,68 euros e que causava um prejuízo de montante equivalente ao Estrela da Amadora, o que quis e conseguiu", sublinha-se na acusação, que tem a data de 20 de Janeiro deste ano.

José Maria Salvado foi também indiciado por utilizar recibos relativos às contratações "que o arguido ou terceiros a seu rogo forjaram".

"Ao utilizar os referidos documentos que sabia serem forjados, o arguido também sabia que abalava a credibilidade e fiabilidade que os documentos merecem, bem como a sua força probatória", refere a acusação.

Acrescenta-se que o dirigente "agia com aproveitamento do exercício das funções públicas que lhe eram cometidas, em detrimento do interesse público prosseguido pelo Estrela".

A agência Lusa não conseguiu estabelecer contacto telefónico com José Maria Salvado, que poderá agora requerer a abertura da instrução do processo.

in Jornal de Notícias

Voltar