79º Aniversário do Estrela da Amadora!

22-01-2011 15:28

Fundado em 22 de Janeiro de 1932, O Clube de Futebol Estrela da Amadora é um clube histórico português bem relevante no futebol profissional tendo desenvolvidos ao longo dos 79 anos  outras modalidades desportivas com destaque para o ténis de mesa e pesca desportiva.

Nos últimos anos a sua equipa de futebol profissional jogava regularmente a mais importante divisão do futebol português. Na última época em que disputou a liga Sagres ficou classificado a meio da tabela tendo realizado um campeonato desportivamente tranquilo apesar de toda a intranquilidade directiva e financeira.

No seu palmarés destaca-se a conquista de uma taça de Portugal na época de 1989/90, quando era treinador João Alves tendo derrotado o Farense por 2-0 numa finalíssima após empate a uma bola no primeiro jogo.

Ao longo dos anos passaram pela equipa grandes jogadores como é exemplo o actual seleccionador nacional, Paulo Bento, assim como grandes treinadores onde se destacaram, João Alves, Fernando Santos e Jorge Jesus. Pelo Estrela também passou José Mourinho como preparador físico, sobre a batuta de Manuel Fernandes.

Também na formação de jovens para o futebol, o Estrela da Amadora tem historial, tendo desenvolvido um trabalho de mérito reconhecido. Esta formação abrange todos os escalões etários: infantis, iniciados, juvenis e juniores. Este trabalho foi premiado ao longo dos anos por receitas consideráveis a favor do clube que os seus dirigentes não souberam gerir.

O clube vive o seu momento mais conturbado. O Tribunal do Comércio de Sintra considerou o Estrela da Amadora insolvente a 29 de Setembro de 2009. O Estado reclama 57 por cento da dívida do clube, com o Fisco credor de 12,5 ME e a Segurança Social de 2,3 ME, e, entre os credores, estão empresas fornecedoras e mais de meia centena de trabalhadores.

A acção no Tribunal do Comércio de Sintra foi interposta pelos seus dirigentes, presidido por António Oliveira e Andrade Neves, presidente da mesa da assembleia-geral, mesmo sem estes terem dado conhecimento à massa associativa tricolor. Foi por eles alegado de que o clube se encontrava impossibilitado de cumprir pontualmente com as suas obrigações, uma vez que não detinha meios próprios ou de crédito.

O clube foi impedido de inscrever-se na Liga portuguesa de futebol na temporada de 2009/2010. A suspensão será levantada no final desta época podendo ser inscrito na próxima época 2011/12 na II Divisão B.

Não obstante as dificuldades, a esperança de um futuro prometedor renasce. A decisão sobre o novo projecto de insolvência do Estrela da Amadora da autoria do AI e de um grupo de investidores está agendada para a próxima segunda-feira, 24 de Janeiro de 2011, onde será realizada a assembleia de credores no Tribunal do Comércio de Sintra, com início às 14h00.

in Movimento Pensar Estrela  https://pensarestrela.blogspot.com/

Voltar