Notícias

A Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, através da Associação de Ténis de Mesa do Porto e com a colaboração da Câmara Municipal de Gaia, Gaianima E.M., realiza este fim de semana uma prova de Inter-Selecções Regionais denominada Taça Fundação. A competição de corre no Pavilhão de Grijó, em Gaia.

A Associação de Ténis de Mesa de Lisboa participa nas competições masculinas de infantis, cadetes e juniores.

O Estrela está representado pelo Francisco Nunes, seleccinado para a equipa de juniores da seleccção de Lisboa, sendo ainda de realçar que as equipas de cadetes e juniores são orientadas por dois jovens técnicos do nosso clube: Pedro Branco e Joaquim Santos.

Realizaram-se ontem as provas individuais. O nosso atleta Francisco Nunes conseguiu um brilhante terceiro lugar. Na fase de grupos, o Francisco venceu claramente os dois jogos e depois foi avançando até à Meia Final, que veio a perder com Diogo Chen, também de Lisboa

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hugo Santos e infantis conquistam 2º lugar

  

Realizou-se no passado domingo, a competição de infantis do Torneio Tiago Apolónia.

O Estrela fez-se representar na competição, pelo Gonçalo Barros e os iniciados Rúben Branco e Hugo Santos, os quais consguiram um excelente 2º lugar por equipas.

O Gonçalo fez uma prova razoável, tendo em conta que é um atleta que ainda tem pouca experiência. Foi alternando momentos bons com outros menos conseguidos, o que é perfeitamente natural nesta fase. Bateu-se com adversários em diversas fases de evolução dos seus percursos, o que contribuíu para se defrontar com diferentes circunstâncias de jogo.

Conseguiu algumas vitórias, e poderia ter conseguido ainda melhores resultados, se tivesse um pouco mais de calma e concentração.

Importa aproveitar mais esta experiência e trabalhar, nos treinos, de forma a melhorar a sua concentração e a atitude competitiva que depois se poderão reflectir num jogo mais consistente, que está ao seu alcance.

 

 

O Rúben esteve também regular. Tem vindo a melhorar e já consegue sequências de trocas de bola interessantes, a que não será estranha alguma melhoria da atitude nos treinos. Percebe-se que tem potencial e poderá vir a ser um bom jogador, se treinar para isso.

Competindo numa categoria superior, foi capaz de pôr em prática um pouco do que tem vindo a aprender, o que é positivo. Foi uma boa experiência.

Todos contribuíram para o 2º lugar por equipas, embora, em termos de resultados individuais, se tenha que destacar o resultado obtido pelo Hugo Santos.

O Huguinho, que também é iniciado, fez um torneio muito certinho, vindo a conseguir um brilhante 2º lugar. Teve alguns jogos de excelente nível, chegando a derrotar adversários bem mais experientes.

Trata-se de um menino que tem capacidades inatas e um potencial muito elevado e é importante que saiba lidar com o "sucesso" e as adversidades, de forma a continuar a crescer para atingir o futuro que todos lhe auguramos. Embora o resultado final tenha sido excelente, notou-se que, em alguns momentos, não esteve tão concentrado como desejável. Conhecendo-se o seu potencial, é importante ajudá-lo a rentabilizar as suas capacidades, principalmente nos treinos, de forma a que, em competição, possa traduzi-las em boas prestações e melhores resultados.

Nestas fases de formação, mais que os resultados a curto prazo, importa o trabalho desenvolvido sistematicamente e o progresso firme e consistente para que as crianças se venham a tornar bons jogadores no futuro.

Os três meninos estão de parabéns pela prestação deste domingo.

 

 

Filipe Quiterres em 2º e equipa em 3º no Torneio Tiago Apolónia

  

Decorreu no passado domingo, no Pavilhão Municipal do Casal Vistoso, em Lisboa, a competição de juniores do Torneio Tiago Apolónia.

O Estrela da Amadora esteve representado por Filipe Quiterres e pelos irmãos Pedro e João Neves.

Os nossos atletas tiveram um bom comportamento, conseguindo, com as suas prestações, levar a equipa a conquistar o 3º lugar.

Em termos individuais, o João, que é cadete de 1º ano, fez um torneio muito bom, considerando as circunstâncias. Lutou de igual para igual com atletas muito mais velhos e experientes e tentou sempre fazer o seu jogo. Demonstrou que tem melhorado bastante. Jogou de forma agressiva e mais consistente, com muita garra, o que lhe permitiu ganhar alguns jogos e fazer jogadas de elevado índice técnico.

Em termos globais foi uma participação positiva. No entanto, o João tem que conseguir lidar melhor com as frustações e concentrar-se apenas no jogo. Só dessa forma potenciará as suas qualidades, de forma a conseguir ainda melhores resultados.

O Pedro esteve também em bom nível. Nota-se claramente uma evolução, tanto técnica como na sua capacidade de luta. Está mais maduro e motivado pela chamada à equipa "B". Conseguiu algumas vitórias e, em alguns jogos, esteve perto de o conseguir, falhando apenas em detalhes. É aí que tem de trabalhar: corrigir o que ainda não está a funcionar bem para atingir maior eficácia.

 

 

Parece claro que há potencial de crescimento e que, se o Pedro der um pouquito mais, nos treinos e nos jogos, conseguirá melhores resultados. Tem que se concentrar mais no que pode fazer, no que depende de si, e não de factores externos que possam condicionar a sua performance. Quando o conseguir, decerto passará a atingir um outro patamar, perfeitamente ao seu alcance.

O destaque dos nossos juniores vai para o Filipe. Esteve a um nível muito elevado e conseguiu chegar à final derrotando todos os adversários com muito mérito.

Ganhou o seu grupo de forma clara e, nos jogos a eliminar, soube ter a frieza e qualidade necessárias para ultrapassar as diferentes dificuldades que lhe foram criando.

Já percebeu que tem que se concentrar no seu jogo, não olhar a nomes e tentar fazer sempre o que sabe. Notou-se uma boa atitude, um maior domínio dos nervos, e os resultados reflectiram essa postura positiva.

No jogo da meia-final, conseguiu reverter um resultado negativo contra um atleta de elevada qualidade, vindo a vencer com todo o mérito.

Na final veio a perder com o Diogo Silva, um jogador credenciado, que jogou a um nível superior e mereceu vencer.

De realçar que, nesta caminhada até à final, o Filipe teve a oportunidade de ser ajudado, nos diferentes jogos, pelos 3 treinadores recém-formados, o que realça o excelente espírito de colaboração e entre-ajuda de todos e a capacidade do Filipe de utilizar positivamente os contributos dos diferentes técnicos.

Parabéns ao Filipe e a toda a Equipa. 

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os jogadores de Ténis de Mesa da Ala Nun’Álvares e do Ginásio Clube de Valbom participam hoje na prova “Top 12 Nacional de Jovens”, no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola D. Carlos I, em Sintra.

 

 

Esta prova, organizada pela Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, conta com a participação dos 24 melhores jogadores nacionais da modalidade, distribuídos pelo CTM Mirandela, AAA Guilhabreu (Vila do Conde), CA Madalena (Gaia), São Cosme (Maia), Sporting (Lisboa), CD São Roque (Madeira), Estrela da Amadora, UD Machico (Madeira), CD 1º Maio (Madeira), AR Novelense (Penafiel), CP Oliveirinha (Aveiro), CD Garachico (Madeira), GDS Juncal (Açores), CTM Chaves, CSD Câmara Lobos (Madeira) e os gondomarenses Ala Nun’Álvares e Ginásio Clube de Valbom.

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

22 de Janeiro

 

Decorreu hoje mais uma jornada do Campeonato Nacional da 3ª Divisão. A equipa de seniores "B" do Estrela deslocou-se à Marinha Grande, onde perdeu com a equipa do SBR 1º de Janeiro, por 4-0.

A nossa equipa foi constituída por uma formação muito jovem: Diogo Casquiço, e os juniores de 1º ano Filipe Quiterres e Pedro Neves, que se estreou.

Os nossos jogadores demonstraram a sua inexperiência, embora tenham mostrado, aqui e ali, talento e determinação.

Na primeira partida Diogo Casquiço teve algumas dificuldades frente ao adversário e, apesar do seu esforço, acabou derrotado.

A seguir, Filipe Quiterres alternou bons momentos com outros em que esteve menos consistente do que tem sido comum nesta época. Ganhou naturalmente o primeiro jogo, mas perdeu os dois seguintes. No terceiro, depois de permitir 8 pontos seguidos ao adversário, recuperou sensacionalmente e conseguiu empatar. Na partida decisiva não conseguiu manter o mesmo ritmo e acabou por perder.

O Pedro, que apareceu pela primeira vez nesta competição, entrou bem no jogo. Fez um bom prmeiro set, que esteve quase a vencer. Acabou por perder a partida, mas, face à sua inexperiência, é de realçar a excelente atitude, parecendo que já fazia parte da equipa há muito: não tremeu e tentou fazer o seu jogo. Tem muito que melhorar, mas deu boas indicações.

No jogo de pares, o Diogo e o Filipe não estiverem ao seu melhor nível e perderam com naturalidade. Só no último jogo conseguiram dar alguma réplica que ainda fez sonhar com uma possível recuperação, que não veio a acontecer. 

No geral notou-se alguma falta de confiança, própria da juventude, que impediu os nossos jovens de estar ao nível que já demonstraram noutras ocasiões.

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Realizaram-se ontem, no Pavilhão da escola Eça de Queirós, as competições de iniciados e cadetes do Torneio Tiago Apolónia.

O Estrela esteve representado nas categorias de cadetes masculinos e iniciados femininos e masculinos.

Nos cadetes masculinos, jogaram o Gonçalo Barros, o João Neves e o jovem Afonso de Castro que fez a sua estreia em competição.

O Afonso está a treinar há muito pouco tempo e teve que jogar com atletas muito mais experientes. No entanto, não se  amedrontou. Apresentou-se com uma boa atitude, desinibido e atento às instruções dos treinadores. Considerando a sua inexperiência, foi uma boa estreia. 

O Gonçalo, embora já tenha jogado anteriormente, está também no início do seu trajecto desportivo. Começou com algumas dificuldades, naturais face ao nível dos adversários, e tentou vencer as adversidades. Conseguiu vencer o último jogo depois de estar a ganhar 2-0 e permitir o empate, demonstrando que, quando se concentra no jogo, consegue maior eficácia.
 
O João fez um torneio razoável, perdendo apenas um jogo com o 2º classificado. Pode melhorar, mas demonstrou uma boa atitude, o que é positivo.

A grande notícia foi a estreia das nossas pequenitas iniciadas: a Margarida Nunes, a Patrícia Santos e a Bruna Marcelinho. Estiveram todas excelentes.

É de realçar que, havendo poucas crianças a jogar nestas idades, principalmente no sector feminino, o nosso clube conseguiu apresentar 3 meninas cujas prestações constituíram um factor de estímulo para o trabalho de formação do nosso clube e um orgulho para os familiares que se deslocaram para dar o seu apoio. Foram um espectáculo dentro do espectáculo.

Todos os atletas estão de parabéns.